Quem Somos

A Escola de Música Eszterháza

O Espaço Musical Eszterháza foi criado em 1994 com o objetivo de dar aos alunos do Colégio Santo Américo a oportunidade de estudar música sem ter de sair do recinto da escola. Naquele ano, a equipe de trabalho era composta por apenas cinco professores, que tinha à disposição três pianos.

Com o passar dos anos o Espaço incorporou novas atividades como o Projeto Arrebol, hoje chamado de Projeto Sinfônico Eszterháza, que proporciona educação musical para menores sem recursos da comunidade de Paraisópolis e áreas adjacentes, atendendo a mais de 300 crianças.

Atualmente, depois de 20 anos, nossa equipe é composta de 42 professores, sendo todos profissionais de primeira linha. Agora, contamos também com um número considerável de instrumentos. Ao longo desse período, conseguimos organizar uma excelente CDteca e uma biblioteca com partituras e livros didáticos, ambas para uso exclusivo dos professores. Dispomos de quatro salas acústicas para aulas de bateria e conjunto. Por outro lado, ampliamos nosso atendimento: a escola está aberta para pais, alunos de outras escolas e funcionários.

"Plantamos uma sementinha, regamos para que ela brotasse e, afinal, ela se tornou uma linda árvore do mundo musical!”

O Espaço Cultural Dom Gabriel Iroffy

No dia 3 de abril de 2013, foi inaugurado o Espaço Cultural Dom Gabriel Iróffy, na ocasião, além de inúmeros convidados, contamos também com a presença do embaixador da Hungria no Brasil, Csaba Szijjártó e sua filha, que puderam apreciar apresentações musicais de integrantes do Projeto Sinfônico Eszterháza e de professores da Escola de Musica Eszterháza, além de exposição de artes e retrospectiva biográfica de dom Gabriel Iroffy.
 

"Plantamos uma sementinha, e regamos para que ela brotasse"

“Estamos colhendo mais um belo fruto deste trabalho que começou com os beneditinos húngaros e continua agora com os monges brasileiros, sempre com o mesmo ideal, de acolher e servir ao próximo”

O Espaço cultural conta com um prédio de três andares e suas inúmeras salas, que além de aulas de música, também são usadas para aulas de artes, ginástica artística, judô, xadrez, balé, teatro e linguagem arquitetônica.

Juntos, formamos o Espaço Musical Eszterháza, venha você também fazer parte desta família, entre em contato e venha desenvolver suas habilidades musicais!

Dom Mauro Lorian

Dom Mauro Lorian, OSB, brasileiro, nascido em 27 de maio de 1984, no Oeste do estado de Santa Catarina na cidade de Concórdia, de família de origem italiana (Trento Itália); é o sexto filho de sete irmãos, seus genitores chamam-se: Pai: Irací Lorian (In memoriam), Mãe: Clarí Lorian.

Aos dezesseis anos ingressou no seminário menor dos Frades Menores Capuchinhos da Província do Estado do Rio Grande do Sul, na pequena cidade de Fila Flores. Aos dezenove anos quando conheceu a Ordem dos Monges Beneditinos, mudou-se para São Paulo, onde ingressou na Abadia São Geraldo da Congregação Monástica Beneditina Húngara.

Estudou especiliazação em Música Sacra litúrgica de forma especial o Canto Gregoriano, Paleografia Gregoriana, latim, salmodia a polifonia, harmonia, piano e órgão tubular, vocalize e cítara.

Foi Diretor do Espaço Cultural e do Espaço Musical Eszterháza e atualmente exerce as atividades de Reitor do Colégio Santo Américo e pároco da Paróquia São Bento do Morumbi.

LAUDATE DOMINUM OMNES GENTES, LAUDATE DOMINUM ONMES POPULI!
IN OMNIBUS CARITAS!

Dom Gabriel Iroffy - In memoriam

1927 - 2016
Dom Gabriel Iróffy nasceu em Budapeste, na Hungria, em 26 de março de 1927. Em 1944, ingressou no Mosteiro de São Martinho, em Pannonhalma, tornando-se monge. licenciando-se em 1946. Em 1952 Dom Gabriel veio ao Brasil, incorporando-se ao Mosteiro São Geraldo de São Paulo.

Fundador do Espaço Musical Eszterháza e dos Corais do Colégio Santo Américo, promoveu o Concurso Internacional de Piano “Liszt Chopin”, idealizou o Projeto Arrebol (educação musical para menores sem recursos da comunidade de Paraisópolis e áreas adjacentes atendendo a mais de 300 crianças), e digiriu o departamento de Música Sacra da Igreja São Bento do Morumbi, divulgando Música Colonial Brasileira. Dom Gabriel também foi fundador e conselheiro da Associação ORFF Brasil - “Música e Movimento na Educação “ - ABRAORFF

Espaço Musical Eszterháza



© 2021 Mosteiro Sâo Geraldo